Uma jornada extraordinária Dentro do Corpo Humano! A Vida em mudança constante, do começo ao fim.
______________________________
Pesquisar este blog
terça-feira, 31 de agosto de 2010
sábado, 28 de agosto de 2010
Projeto Genoma Humano (PGH)
A idéia de mapear o genoma levantou desde o princípio uma série de controvérsias. Para muitos pesquisadores tratava-se na época de um projeto irrealizável. Para outros não havia sentido em mapear o genoma pois as infomações obtidas seriam desencontradas e não valeriam o esforço. Por outro lado, alguns pesquisadores viram naquela oportunidade a chance de transformar a biologia (e mais especificamente a genética) em big science, com direito a financiamentos gigantescos e divulgação ampla. O projeto foi lançado nos EUA quatro anos depois, patrocinado pelo NIH (National Institutue of Health) e pelo DOE (Department of Energy). A proposta era mapear todo o patrimônio genético do homem. Em seguida laboratórios da Europa, do Japão e da Austrália uniram-se ao projeto. Surgiu então um organismo de coordenação internacional chamado HUGO (Human Genome Organization), para sintonizar o trabalho e organizar o conhecimento adquirido em um banco de dados centralizado, o Genome Database. Seu presidente do HUGO, H. Van Ommen, afirmou em 1998 que a missão do HUGO era facilitar e coordenar a iniciativa global de mapear, sequenciar e analisar funcionalmente o genoma humano e promover a aplicação destes conhecimentos ao melhoramento da saúde humana. Na fase final de sua primeira missão o HUGO assume seu próximo papel para a disseminação das análises funcionais do genoma e o fornecimento de diretrizes responsáveis para as aplicações e implicações do genoma.
Leia mais. Clique aqui!(Parte 3) MENDEL E A ERVILHA: "Minha hora chegará"
Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia ser cultivada e cruzada facilmente tendo-se a possibilidade de se obter progênie abundante ocupando pouco espaço. Possuia genitores contrastantes com características bem definidas e muita variabilidade para vários caracteres. Além disso, as ervilhas contém flores perfeitas que contém ambas as partes, femininas e masculinas (produtoras de pólem), e elas são normalmente autofertilizadas, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação.
Leia mais. Clique aqui. segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Revista Pesquisa FAPESP edição 174 - Agosto 2010
Uma safra de livros oferece a uma nova geração de leitores brasileiros temas científicos em linguagem atraente
DESTAQUES:
A terceira onda
Grupos do Brasil e do exterior iniciam nova fase de busca por uma vacina contra o HIV
Ondas da previsão
Radar meteorológico construído no Brasil faz previsão de chuvas com três horas de antecedência
E muito mais!! Política C&T Tecnologia Carta da Editora Entrevista Estratégias Laboratório Linha de Produção Livros Memória Scielo Notícias
domingo, 22 de agosto de 2010
sábado, 21 de agosto de 2010
Cosmos - Via Lactea (TV Escola)
Nosso planeta se encontra a 150 milhões de quilômetros do Sol. A velocidade da luz no vácuo é de 300.000 quilômetros por segundo, o que faz com que a luz gaste 8 minutos para sair do Sol e chegar à Terra. Dizemos assim que a nossa distância ao Sol é de 8 minutos-luz ou 0,000.016 anos-luz (8 minutos é igual a 16 milésimos de milésimo do ano). O planeta mais distante no sistema solar, Plutão, está a 0,000.62 anos-luz do Sol. Se tomarmos o sistema solar como nossa casa, dizemos que essa tem um diâmetro de 0,001.24 anos-luz. (Leia Mais!)
PCN - Ciências da Natureza
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.
Prova de Ciências - Processo de promoção por mérito / 2009
Veja o gabarito em: Comentários
Assinar:
Postagens (Atom)