Ilha das Flores |
Gênero Documentário, Experimental |
Diretor Jorge Furtado |
Elenco Ciça Reckziegel |
Ano 1989 |
Duração 13 min |
Cor Colorido |
Bitola 35mm |
País Brasil |
______________________________
Pesquisar este blog
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Curta metragem: ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
As 88 maravilhas do céu
O Zênite¹ é um site usa Astronomia para divulgar ciência. Por que Astronomia? Porque ela possui uma particularidade única: Astronomia engloba muitas outras ciências, transformando-se no mais interdisciplinar de todos os ramos do conhecimento humano.
Através da Astronomia podemos falar de Física, Matemática, Química ou Biologia de forma natural, transitando por cada uma delas sem fronteiras, sem a separação em disciplinas que o ensino tradicional acaba determinando na percepção dos alunos.
Isso acontece porque o objeto de estudo da Astronomia é o próprio Cosmos, ou seja, é tudo o que existe.
Astronomia é uma ciência da natureza, mas através dela podemos chagar facilmente às ciências humanas, pois a construção do pensamento também faz parte do nosso caminho.
¹ZÊNITE também é o nome dado ao ponto mais elevado do firmamento, aquele que miramos ao olhar diretamente para cima.
Curiosidades, fotos, história, constelações, atividades e muito mais, você acessa AQUI.
Perguntas intrigantes: [Veja mais aqui]
Por que se adota o horário de verão? Quando começa o próximo? Quem inventou e que países, além do Brasil, o adotam? A economia de energia compensa os transtornos causados ao nosso relógio biológico? |
Qual é a maior estrela? Você ousaria imaginar o tamanho da maior estrela do Universo? Bem-vindo ao reino dos astros colossais. |
Como posso me tornar um astrônomo? O que faz e quais as especialidades de um astrônomo? Existem cursos superiores de Astronomia no Brasil? Veja como seguir essa carreira. |
domingo, 7 de novembro de 2010
Earth Song ou Som da Terra - Michael Jackson
terça-feira, 2 de novembro de 2010
As Maravilhas do Corpo Humano - A Era da Maturidade 3 de 6
Veja a série completa! Clique AQUI.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
sábado, 18 de setembro de 2010
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
REVISTA PESQUISA FAPESP ON-LINE EDIÇÃO 175 Setembro 2010
Destaques
Seções
Cartas | Estratégias | Ficção | Laboratório | L. Produção | Livros | Scielo | Imagem do mês
domingo, 12 de setembro de 2010
MARAVILHAS DO CORPO HUMANO - Os anos dourados
Primeira parte do documentário que mostra as profundas transformações do corpo humano, desde a infância até a vida adulta. Veja mais no canal ProfessorVIRTUAL do YouTube.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Documentário: "As Maravilhas do Corpo Humano - O milagre da Vida"
Uma jornada extraordinária Dentro do Corpo Humano! A Vida em mudança constante, do começo ao fim.
sábado, 28 de agosto de 2010
Projeto Genoma Humano (PGH)
A idéia de mapear o genoma levantou desde o princípio uma série de controvérsias. Para muitos pesquisadores tratava-se na época de um projeto irrealizável. Para outros não havia sentido em mapear o genoma pois as infomações obtidas seriam desencontradas e não valeriam o esforço. Por outro lado, alguns pesquisadores viram naquela oportunidade a chance de transformar a biologia (e mais especificamente a genética) em big science, com direito a financiamentos gigantescos e divulgação ampla. O projeto foi lançado nos EUA quatro anos depois, patrocinado pelo NIH (National Institutue of Health) e pelo DOE (Department of Energy). A proposta era mapear todo o patrimônio genético do homem. Em seguida laboratórios da Europa, do Japão e da Austrália uniram-se ao projeto. Surgiu então um organismo de coordenação internacional chamado HUGO (Human Genome Organization), para sintonizar o trabalho e organizar o conhecimento adquirido em um banco de dados centralizado, o Genome Database. Seu presidente do HUGO, H. Van Ommen, afirmou em 1998 que a missão do HUGO era facilitar e coordenar a iniciativa global de mapear, sequenciar e analisar funcionalmente o genoma humano e promover a aplicação destes conhecimentos ao melhoramento da saúde humana. Na fase final de sua primeira missão o HUGO assume seu próximo papel para a disseminação das análises funcionais do genoma e o fornecimento de diretrizes responsáveis para as aplicações e implicações do genoma.
Leia mais. Clique aqui!(Parte 3) MENDEL E A ERVILHA: "Minha hora chegará"
Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia ser cultivada e cruzada facilmente tendo-se a possibilidade de se obter progênie abundante ocupando pouco espaço. Possuia genitores contrastantes com características bem definidas e muita variabilidade para vários caracteres. Além disso, as ervilhas contém flores perfeitas que contém ambas as partes, femininas e masculinas (produtoras de pólem), e elas são normalmente autofertilizadas, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação.
Leia mais. Clique aqui. segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Revista Pesquisa FAPESP edição 174 - Agosto 2010
Uma safra de livros oferece a uma nova geração de leitores brasileiros temas científicos em linguagem atraente
DESTAQUES:
A terceira onda
Grupos do Brasil e do exterior iniciam nova fase de busca por uma vacina contra o HIV
Ondas da previsão
Radar meteorológico construído no Brasil faz previsão de chuvas com três horas de antecedência
E muito mais!! Política C&T Tecnologia Carta da Editora Entrevista Estratégias Laboratório Linha de Produção Livros Memória Scielo Notícias
domingo, 22 de agosto de 2010
sábado, 21 de agosto de 2010
Cosmos - Via Lactea (TV Escola)
Nosso planeta se encontra a 150 milhões de quilômetros do Sol. A velocidade da luz no vácuo é de 300.000 quilômetros por segundo, o que faz com que a luz gaste 8 minutos para sair do Sol e chegar à Terra. Dizemos assim que a nossa distância ao Sol é de 8 minutos-luz ou 0,000.016 anos-luz (8 minutos é igual a 16 milésimos de milésimo do ano). O planeta mais distante no sistema solar, Plutão, está a 0,000.62 anos-luz do Sol. Se tomarmos o sistema solar como nossa casa, dizemos que essa tem um diâmetro de 0,001.24 anos-luz. (Leia Mais!)
PCN - Ciências da Natureza
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.
Prova de Ciências - Processo de promoção por mérito / 2009
Veja o gabarito em: Comentários
Assinar:
Postagens (Atom)